sexta-feira, 27 de junho de 2008

DAMAS

_ A coisa mais engraçada que eu acho, sabe o que é ?

_ Não, o quê?

_ E que todo dia, quando dá uma certa hora a gente muda de posição…

_ Quê? Que conversa de doido é essa?

_ De doido não, tu não me espera terminar…é que quando dá uma certa hora a gente passa da posição vertical para a horizontal, entende?

_ Não, não entendo, mas eu entendo que é a sua vez de jogar.

_ Aí vai…como não entende? Todo dia é assim, para uns é às nove horas, para outros é meia noite, mas todo dia, todo mundo se coloca na posição horizontal, fecha os olhos e se entrega, quer dizer, não sei se é se entregar, mas o sono é um estado estranho…e é esquisito estar na vertical e depois passar para a horizontal…estranho, eu estive pensando.

_ Escuta, pra você estar pensando tanta besteira, eu estou achando que você se coloca na posição horizontal, mas não fecha os olhos…

_ Fecho sim…

_ Pode ser que feche, mas não deve realmente passar para esse outro estado, esse que você chamou de ‘entrega’….Será que você anda com medo?

_ Ih, cara, tu tá entendo tudo errado…Eu tô falando que isso é uma coisa esquisita, que quando chega um período do dia todo mundo muda de posição…Não vai querer bancar o psicólogo agora, vai?

_ Todo mundo não, tem gente que tem insônia.

_ Mas até esses ficam lá na posição horizontal, pegam um livro….

_ Quem te falou isso? Você andou fazendo pesquisa?

_ E, de qualquer modo, eu tô falando no geral, insônia é doença, então não conta.

_ Insônia é doença? Joga cara, presta atenção.

_ Ué, deve ser….Pois então…Ah, aqui, comi a tua dama…eu falo mas presto mais atenção que tu. Então, quando dá lá umas tantas horas, todo mundo muda de posição…

_ Pô cara, vai direto ao assunto, você já repetiu umas dez vezes essa coisa de mudar de posição…

_ Ih, tu tá nervoso porque tá perdendo? Então, seja no Japão, nas Filipinas, nos Estados Unidos…..

_ Ok….ok..

_ Em qualquer lugar do planeta, todo mundo muda…digo, vai dormir..vai pra cama, pra rede, pra esteira…

_ Será que em todo lugar do mundo as pessoas dormem mesmo na horizontal? Ah, você esqueceu de comer aqui, fuuuu, soprei…

_ Bosta! Tu me distraíste de propósito…Eu não vejo melhor posição pra dormir do que na horizontal….que povo seria besta o bastante para pensar em dormir em pé?

_ Ah, sei lá, na Africa, talvez?

_ O que é que tu quer dizer com isso? Isso é racismo.

_ Racismo por que? É que na Africa eles têm uns costumes diferentes…

_ Em todo lugar tem gente que tem costume diferente..

_ Não fui eu que falei que quem dorme em pé é besta, foi você…e agora ainda me acusa de racismo?

_ E seria inteligente dormir em pé?

_ Cavalo dorme em pé.

_ E cavalo é inteligente?

_ ……..

_ Pronto…ganhei.

_Oh, merda.


Bruxelas, 10 de dezembro de 2003.

...

imagem: The Sleep of Reason Produces Monsters, from "Los Caprichos", Francisco de Goya